domingo, 12 de agosto de 2012

Prevenção

A higiene oral é necessária para evitar cáries. Ela consiste em limpeza profissional regular (a cada 6 meses), escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e utilizar fio dental diariamente. Podem ser feitos raios X anuais para detectar o possível desenvolvimento de cáries em áreas de alto risco na boca.
É preferível comer alimentos mastigáveis e pegajosos (como frutas secas e doces) como parte de uma refeição e não como um lanche. Se possível, escove os dentes ou enxágue a boca com água após comer esse tipo de alimento. Diminua a frequência dos lanches, que criam um suprimento contínuo de ácido na boca. Evite tomar bebidas açucaradas e comer balas e doces frequentemente.
Os selantes dentais podem evitar algumas cáries. Selantes são películas finas de plástico aplicados às superfícies de mastigação dos molares. Essa película impede o acúmulo de placa nas cavidades profundas dessas superfícies vulneráveis. Os selantes normalmente são aplicados nos dentes das crianças logo após o surgimento dos molares. As pessoas mais velhas também podem se beneficiar do uso de selantes.
Normalmente, recomenda-se usar flúor para proteção contra cáries dentárias. Foi comprovado que pessoas que ingerem flúor na água ou através de suplementos apresentam menos cáries. Se o flúor é ingerido quando os dentes estão se desenvolvendo, ele é incorporado à estrutura do esmalte e o protege contra a ação dos ácidos.
O flúor tópico também é recomendado para proteger a superfície do dente. Isso pode incluir creme dental ou enxágue bucal com flúor. Muitos dentistas incluem a aplicação de soluções tópicas de flúor (aplicadas em uma área localizada do dente) como parte das consultas de rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário